Os testes que são vendidos em farmácia detectam a gravidez através da presença do hormônio hCG na urina. Após aproximadamente 6 a 7 dias da fertilização o blastocisto (ovo fertilizado) inicia a produção deste hormônio porém somente quando ele se implanta no útero sua produção começa a aumentar consideravelmente.

Dependendo da marca, os testes podem detectar diferentes níveis de hormônios para acusar o positivo. Os melhores (e também mais caros) testes são aqueles que conseguem detectar mesmo os níveis mais baixos de hormônio, sendo possível diagnosticar a gravidez mesmo antes do atraso da menstruação.

A maioria dos resultados falso-negativos (ou seja, quando acusa negativo mas a mulher está grávida) acontecem quando a gestante faz o teste muito cedo e ainda não há quantidade suficiente de hormônio na urina para ser detectado.

Se a desconfiança da gravidez é alta o recomendado é que se repita o teste após 1 semana do atraso da menstruação e utilizando a primeira urina da manhã, quando os níveis de hCG são mais altos.

A outra opção seria partir para o exame de sangue. A análise do sangue é mais “segura” que o de urina pois consegue detectar níveis ainda mais baixos de hCG e devido a presença de maior nível do hormônio no sangue do que na urina. O exame de sangue é importante para confirmação da gravidez e também para a programação da realização da primeira ultrassonografia.

Em alguns casos, como em suspeita de abortamento por exemplo, pode ser necessário repetir o exame em 48 horas para acompanhar a evolução da gravidez visto que em um cenário normal o valor costuma dobrar a cada 48 horas. Entretanto, é sempre importante lembrar que esse acompanhamento não é necessário em gestações de baixo risco. Por mais que gere ansiedade nesse momento para saber “se está tudo bem” , o risco do laboratório errar o resultado, ou mesmo as variações entre os kits de análise de diferentes laboratórios podem gerar em você e em seu companheiro uma ansiedade ainda maior, além de possíveis intervenções desnecessárias.

A primeira ultrassonografia pode ser realizada a partir do momento que o nível da fração beta do hCG atinge o nível de 1.500 mUI/ml. Com esse valor já é esperada a visualização do saco gestacional no interior do útero, porém, ainda não conseguimos visualizar o embrião ou mesmo a vesícula vitelínica. Por esse motivo, pode ser que seu obstetra opte por esperar um pouquinho mais para solicitar a primeira ultrassonografia.

Fez um teste de gravidez e deu positivo? Vamos já agendar a sua consulta!